Índice

sábado, 4 de dezembro de 2010

Fan Art versus Arte Oficial


Montes de artes oficiais de jogos aparecem todos os dias. Produzidas por desenvolvedores de jogos e distribuídas pelas suas equipes de relações públicas para os meios de comunicação, a arte chamativa de um jogo oficial é sempre feita e postada em sites como esse. Elas ajudam a construir o clima para títulos altamente antecipados que estão nos primeiros estágios de desenvolvimento antes da divulgação de screenshots e detalhes adicionais em previews que inevitavelmente seguem os anúncios que começam a pipocar sobre o jogo. E pelo fato de que está dirigindo a reação inicial do público, a arte oficial tende a ser ótima.

Mas, na maioria das vezes, é a fanart que nós mais gostamos. Tem alguma coisa nas excelentes homenagens feitas por fãs que nos satisfaz, de uma forma que a arte oficialmente sancionada do jogo não pode - e não, nós não estamos falando de hentai. Estamos falando dos melhores entre os melhores, o material de alta qualidade que vocês vão conferir a seguir.

Claro, nem toda fan art é impressionante. De fato, tem um monte por aí que é simplesmente horrível. A internet está cheia de Marios disformes de mãos dadas com Peaches grotescas. Mas dizer que toda a fanart é feita por amadores é errado de todos os modos. Pra falar a verdade, muitas das melhores fanarts são feitas por profissionais, cujo amor pelo jogo brilha através de seus projetos independentes.

Título: Mega Man for Soaring Kitty
Artista: Sailor_InuyashaMon
Acima: a recriação de Mega Man por Sailor_InuyashaMon não é o tipo de fanart que temos em mente


Acima: Não que a arte oficial seja melhor.


Título: Conquering Your Demons
Artista: Ben Mauro

Grandes fanarts não atraem a atenção somente dos fãs seguidores. Às vezes, elas são tão profissionais que capturam os olhos dos profissionais da indústria. Caso em questão: Ben Mauro, um estudante do Art Center College of Design, em Pasadena, Califórnia. Muito antes que BioShock 2 fosse anunciado oficialmente, Mauro postou imagens de um projeto estudantil que rapidamente circularam pela blogosfera dos jogos. Suas imagens não-oficiais de uma proposta sequência de BioShock pareciam tão boas, que são confundidas com a arte genuína. Os caras da 2K Games, os criadores de BioShock, até mesmo entraram em contato com Mauro para expressar o quanto eles gostaram de seu trabalho e lhe agradeceram. Você pode visitar o blog de Mauro para ver mais imagens do seu BioShock 2 e acompanhar seus trabalhos recentes.

Acima: Conceito de arte não-oficial de Mauro


Acima: A arte oficial de Rapture parece ótima, mas sentimos falta do departamento "baleia mecânica gigante"


Gordon Freeman é para os jogos de PC o que Mario é para os fãs da Nintendo. Mas não importa o quanto gostemos da arte oficial da Valve para o protagonista da série Half Life, é o retrato feito por Anry Nemo que gostamos mais.

Título: Gordon Freeman
Artista: Anry Nemo

Você não vai querer mexer com o Gordon Freeman retratado por Anry Nemo. Ele tem um pé-de-cabra e não vai hesitar em usá-lo pelo bem da ciência.


Nesta imagem oficial, Gordon parece estar mais meditando do que esmurrando coisas num ambiente sanguinolento


Sabia que a Nintendo tem regras muito rigorosas sobre como os meios de comunicação oficiais utilizam a arte oficial que é dada a eles? Por exemplo, você não está autorizado a mudar a arte de um personagem. Aparentemente, se isso fosse permitido, o inferno abriria. Link poderia segurar o escudo na mão errada, Luigi poderia usar um chapéu com um "L" invertido, e... bem, essas são as únicas coisas que podem dar horrivelmente errado se a Nintendo deixasse os sites de jogos a revistas mexerem com suas imagens distribuídas oficialmente.

Nem pense em alterar uma imagem oficial do Link


A questão é que há regras acompanhadas à arte "oficial", muitas regras - e fãs não precisam seguí-las. Talvez seja por isso que quando tentamos pensar em nossas imagens favoritas relacionadas à Nintendo, a arte oficial é a última coisa que vem à mente.

Mario dirige um veículo imaginário sem prestar atenção na pista imaginária na imagem oficial para promover Mario Kart Wii


Mas, ao invés disso, pensamos em coisas assustadoramente inesquecíveis como esta...

Título: Super Real Mario World
Artista: Pixeloo

Imagens engraçadas e mórbidas, como esta...

Título: Indisponível
Artista: Bill Mudron

E pinturas divinas como esta.

Título: Mario World
Artista: Mikael "Orioto" Aguirre
Essa disputa entre fanarts e imagens oficiais está longe de terminar. As duas caminham lado a lado, e uma sempre serve de inspiração para a outra. Fica a pergunta, o que você prefere?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...