Índice

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

O Lado Bom de "Super Mario Bros." O Filme (1993)


O filme Super Mario Bros., lançado nos cinemas em maio de 1993 seguindo 12 anos de jogos do Mario bem-sucedidos foi simplesmente ruim. Até mesmo com o impulso de uma série popular de jogos e a comparação com Blade Runner, o filme do Mario falhou miseravelmente às expectativas das pessoas.

Mas ainda que o filme possa ter alienado alguns fãs com um roteiro infimamente baseado na série de jogos, um Luigi sem bigode, um Yoshi diminutivo, inúmeras referências aos jogos do Mario (como os Boos aparecendo na TV do bar de Big Bertha) e uma cena "explosiva" deram aos fãs outra razão para assistí-lo até o fim. Deixando o roteiro questionável de lado, a adaptação do Mario tentou recriar a magia dos jogos sem a magia da animação.Confira.

OS EFEITOS ESPECIAIS


Você tem que dar a eles o crédito por isso: enquanto as filmagens de tela azul são fáceis de identificar com os meus olhos velhos, espertos e não-pertencentes-a-uma-criança-de-oito-anos-para-acreditar-que-tudo-o-que-vejo-num-filme-é-real, as filmagens em FX conseguiram sobreviver ao teste do tempo. Seja se estivermos falando de filmagens em CGI (como Koopa e Mario se desintegrando entre os dois mundos no final) ou o ventriloquismo prático (os Goombas), é difícil reclamar sobre a qualidade de como os efeitos apareceram. Bem, nove anos depois, A Múmia copiou o efeito do "rosto na areia", como visto acima.

NOS ENSINOU O NOME DO MARIO

Faz sentido que seus últimos nomes sejam Mario, considerando que você não classifica irmãos pelo primeiro nome do mais popular... mas ninguém realmente colocava dois nomes iguais até que o filme foi lá e fez. Mario Mario e Luigi Mario. Você pode rejeitar tudo no filme, mas os fãs (incluindo eu), assim como a própria Nintendo, aceitaram esse sobrenome, e este aspecto durou por anos a fio até os dias de hoje.

OS GOOMBAS


Uma das críticas principais do filme dos Mario Brothers durante seu lançamento foi que era assustador demais para crianças, mas bobo e infantil demais para adultos. Quando eu, Jardim, era criança, tive pesadelos com a cara dos Goombas (sério): eles são medonhos pra cacete. Eles têm quase três metros com cabeças do tamanho do meu punho, nunca falam nada além de balbucio nonsense, e seus rostos são MUITO expressivos. Os Goombas são um caso de efeitos especiais feitos muito bem: apesar da área limitada de seus rostos, os Goombas são capazes de expressar todas as emoções que quiser. Isso é bacana, mas ao mesmo tempo terrível. Não tenho certeza de que esse é um dos pontos positivos do filme, mas vale a pena mencionar de qualquer modo.

BOB-OMB


Mario fica numa ponte, desarmado e indefeso. King Koopa para em sua frente, armado com seu lança-chamas. O que Mario faz? Ele retira o pequenino Bob-Omb dado a ele pelo velho, fungificado rei e consegue acendê-lo. Koopa vesgueia, tentando ver o que ele está fazendo. De repente, a realização o acerta: "Bob-Omb." A esse ponto, todo mundo na cidade vê o que Mario tem em mãos, e eles SE APAVORAM. Carros batem, pessoas pisam nos pés das outras tentando fugir, e o caos geral se sucede. Tudo por causa de uma bolinha preta calçando sapatos de plástico da Reebok (sério, o logo da Reebok tá nos sapatos. Não tem imagens disso, então você vai ter que olhar por si mesmo). Não existe uma criança viva que tenha visto o filme e não quis ter um desses.

YOSHI!!


A inclusão do Yoshi é bem bacana. Ele aparece em torno do terceiro ato, que é quando a maioria dos filmes escolhe parar de apresentar novos personagens. Se você é um fã dos jogos, você tem procurado por referências, esperando pelos seus personagens favoritos - até quando Mario e Luigi usam seus trajes registrados, você assume que já tivemos todos os personagens do Mario que poderíamos. Mas, quem é aquele pequeno dinossauro acorrentado na cela de Daisy? É o Yoshi! Que bala!! E ele tem pelo menos uma das habilidades do jogo (a língua longa, flexível), e ele na verdade usa isso pra ajudar a Daisy! Certo, ele é muito menor do que a gente pensava, e ele é esfaqueado na garganta logo depois que ele ajuda a Daisy e nós nunca vemos ele de novo, mas enfim. Ainda é algo que conta. ...Certo?

USO PRÉ-11 DE SETEMBRO DAS TORRES GÊMEAS DESTRUÍDAS



Brrrrrrrrr.Continuando...

O FINAL TIPO VAMOS FAZER UMA SEQUÊNCIA


Se há um tipo de final de filme mais depressivo do que o gancho "por favor vamos fazer uma sequência", eu não sei qual é. Quando Daisy, enfiada em roupas de batalha shows de bola chuta a porta e declara para o Mario que "Eu preciso de sua ajuda", o filme se junta a The Italian Job e Serenity como um daqueles filmes sobre os quais uma sequência hipotética tinha grande potencial mas que nunca foi realizada.

Então, aí está. Se você já viu o filme, espero que tenha pelo menos um pouquíssimo de apreciação por ele. Se você ainda não viu, espero que veja. É ótimo pelo valor da nostalgia, e nada mais. E pra mim, chega. Poft.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...