Índice

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Conheça Tiki Tak Tribe

Em 2010, as empresas Nintendo e Retro Studios uniram forças para tornar real o espetacular retorno na série Donkey Kong Country (SNES) para a 7ª geração dos video games. O resultado foi Donkey Kong Country Returns, a estreia da carismática dupla Donkey Kong e Diddy numa avançada e desafiante plataforma em 2.5-D para Nintendo Wii. Vários elementos clássicos marcaram retorno e trouxeram sorrisos saudosos ao rosto dos gamers das antigas. Porém, 14 anos, a distância cronológica que separa Donkey Kong Country 3: Dixie Kong's Double Trouble! de Donkey Kong Country Returns, é muito tempo. Portanto, o grande salto da série trouxe, inevitavelmente, grandes mudanças de jogabilidade e roteiro. Hoje, tentaram nos fazer esquecer das fases aquáticas, das bexigas 1-Up com personagens estampados e até mesmo dos impetuosos Kremlings - crocodilos que carimbaram a série com garra e músculos.

Mas quem colocaram no lugar dos Kremlings?

A tribo Tiki Tak, é claro. Seus membros são a estranha amálgama entre tikis - esculturas de madeira de algumas culturas do pacífico - e instrumentos musicais. Na abertura do game, a tribo Tiki Tak é vista saindo de rochas que são expelidas de um vulcão em Donkey Kong Island; eles hipnotizam os animais da ilha, que acabam sendo forçados a roubar o precioso "tesouro" do gorilão: sua montanha de bananas (mais conhecida como "Donkey Kong's Banana Hoard"). Provavelmente o Tiki mais arrenpedido de todos foi o que entrou na casa de Donkey Kong e tentou lhe tocar o terror com seus poderes hipnóticos - que foram hiariamente frustrados. Já viu a primeira aparição dos Tikis? Bem, vale a pena ver de novo:



ota-se que essa nova e peculiar raça de inimigos pode ser considerada o equivalente dos Kremlings. A maioria dos selvagens malucos lembram máscaras tikis flutuantes, e muitos são adornados com penas. Tikis não seguem um padrão tão rígido; ou seja, a equipe criativa da Nintendo chutou o balde e modelou inimigos de uma só raça com diferenças extremamente notáveis. Para citar um exemplo, os Tiki Goons lembram bongôs, enquanto os Tiki Buzzes têm a aparência semelhante a pássaros com asas de madeira em suas laterais.

Os Tikis possuem grandes poderes, grandes habilidades (embora nenhuma responsabilidade). Sendo criaturas tão bizarras, Tikis se mostram bastante ágeis. Alguns conseguem voar, outros só o fazem por meio de asas. Outros possuem a habilidade de resistir aos ataques físicos de Donkey Kong ou Diddy Kong - como o Tiki Doom e o Tiki Tank, que podem ser derrotados somente com o uso de barris ou com a ajuda de um parceiro animal ("Animal Buddy") como o Rambi. Os tikis também são conhecidos por seu contato com o elemento fogo - não importando o fato de serem feitos de madeira! É o caso dos apavorantes Tiki Torches, que dão as caras na área da selva ("Jungle"). E, impossível esquecer, Tikis são exímios hipnotizadores, embora essa capacidade não seja cem por cento garantida - que o diga o Tiki que ficou trancado no cafofo do Donkey Kong!

O mais interessante de tudo é que os Tikis não querem as bananas de Donkey Kong apenas para trollar o gorilão. A verdade é que eles precisam das bananas, pois elas são sua principal fonte de poder. Como pode ser visto na área da fábrica, um Tiki pode voltar a viver quando uma substância especial derivada das bananas lhe for incorporada.

É interessante notar que a maioria dos membros da tribo Tiki Tak foram criados com base em instrumentos musicais. O Tiki que ganha controle do sapão Mugly, por exemplo, tem a estrutura baseada numa kalimba. Há quem se pareça com maracas, banjos, xilofones, acordeões e até mesmo com gongos. É uma ideia interessante, mas associar instrumentos musicais com tikis foi um conceito pra lá de aleatório. Falando em conceito, uma pequena observação: tradicionalmente, tikis são associados com a cultura da Polinésia; entretanto, os Tikis do mundo de Donkey Kong possuem uma forte influência tribal africana. Sempre que penso no que levou os criadores dessa tribo a darem vida a características tão estranhamente combinadas, nunca obtenho uma conclusão concreta. A não ser, é claro...


Mais informações oficiais sobre a Tiki Tak Tribe podem ser encontradas em sua página na Super Mario Wiki.

3 comentários:

  1. When I initіally commented I clicked the "Notify me when new comments are added"
    checkbox ɑnd now each time a сߋmment is added I get
    four emails with the ѕame comment. Is there any way you can remove me
    from that service? Many thanks!

    Take a look at my web blog - Acne No More Reviews

    ResponderExcluir
  2. Write more, thats all I have to say. Literally, it seems as though you relied on the video to make your point.

    You definitely know what youre talking about, why throw away your intelligence on just posting videos
    to your blog when you could be giving us
    something informative to read?

    my website ... plumbing contractors Peoria

    ResponderExcluir
  3. Excellent beat ! I wish to apprentice while you amend your site, how can i subscribe for a blog website?

    The account aided me a acceptable deal. I had been tiny bit acquainted of this your broadcast provided bright clear concept

    Also visit my blog post - dui attorneys in Kriss Kringle Clarita

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...