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segunda-feira, 14 de março de 2011

Super Mario 3DS: Tudo o que sabemos até agora

A Nintendo surpreendeu a todos com o anúncio de um novo jogo do Mario para 3DS — um novo título a ser adicionado à série Super Mario principal em plena visualização tridimensional. Embora apenas quatro screenshots e um logotipo provisório tenham sido mostrados ao fundo do palco do discurso revelativo de Satoru Iwata, o presidente da Nintendo, isso não nos impede de examinar as imagens e pixels para coletar quaisquer evidências que possam revelar o que haverá em "Super Mario 3D". Confira:

"Super Mario" é um título temporário. Todos sabem que não existe nenhum game da franquia a levar um nome tão simples, que não o diferencie de outros títulos em pronúncia. No futuro, o nome oficial pode tanto ser algo inovador (como Sunshine ou Galaxy) quanto carregar o nome do hardware consigo (como em Super Mario 64).

Nintendo EAD Tokyo é a desenvolvedora. Trata-se da mesma equipe criativa responsável por Super Mario Galaxy e Super Mario Galaxy 2; isso explica a forte semelhança do misterioso jogo com os títulos supracitados. Com isso, também podemos esperar por uma familiarização com o ambiente, proporcionado pela EAD Tokyo já em 2007.

O retorno Traje de Guaxinim?! Todos pudemos perceber a sombra de um rabo na lateral direita da letra "O" em "Mario"; até mesmo Satoru Iwata fez questão de destacar a silhueta, prometendo a revelação do segredo na E3 2011, que acontecerá em junho. No entanto, não é preciso ser um gênio para perceber de antemão que a sombra do rabo nos remete ao logotipo original de Super Mario Bros. 3, o que pode significar uma só coisa: a roupa de guaxinim está de volta! Só nos resta saber se é o mesmo Raccoon Suit que conhecemos ou se trata de uma nova versão — ou, quem sabe, de um novo animal.

A saúde do Mario. Segundo o que vimos numa das screenshots, pela primeira vez num jogo em 3D, parece que Mario pode diminuir de tamanho. Como é de sabedoria de todos os fãs de plataformas de rolagem lateral do Mario, isso acontece quando o encanador sofre danos de um inimigo, revelando seu estado enfraquecido. Seria esta a sugestão do retorno de um sistema de Power-Ups influenciado por golpes, como o existente nos games de origem do encanador, ao invés do marcador vital usado nos jogos em 3D poligonal do Mario?

A perda do chapéu. Talvez uma referência a Super Mario 64, parece que Mario consegue perder o seu chapéu durante a jogabilidade. Paralelo a isso, a falta do chapéu pode ser uma conexão direta com a sequência final do recente Super Mario Galaxy 2, no qual uma Luma surrupia o chapéu. A segunda hipótese geraria um elo provável entre os títulos intergalácticos do bigodudo e o novo game para 3DS; quem sabe a primeira missão de Mario no 3DS seja procurar pelo seu chapéu perdido? Também é provável que, a partir do que vimos na screenshot, Mario pode perder seu chapéu quando se tornar pequeno novamente — embora seja a mais improvável das teorias.

Blocos da Dúvida, muitos deles! O que Mario seria sem os Blocos da Dúvida? Bom, a resposta é Super Mario Sunshine, mas isso não vem ao caso. Enquanto há blocos "?" espalhados aos montes nas plataformas em 2D do Mario, elas sempre foram usadas de modo tímido nas aventuras em 3D, tornando-se escassas nas fases. Talvez devido ao fato de Shigeru Miyamoto ter comentado que o 3DS permite ampliar a percepção que o jogador tem sobre a profundidade dos objetos, é quase certo de que a Nintendo vai usar e abusar de blocos flutuantes no novo game.

Goombas e Paragoombas. Aparecendo em quase todos os jogos mais populares do Mario até hoje, a primeira raça de inimigos da série Super Mario a aparecer em Super Mario Bros. marca seu retorno em "Super Mario 3D" — e sua aparência também é praticamente idêntica à que vimos em Super Mario Galaxy. Já os Paragoombas são uma subespécie mais rara nas plataformas em 3D, dando as caras somente agora, em Super Mario Galaxy 2. É bom ver que os Paragoombas também retornam em Super Mario para 3DS, já que os jogadores mais antigos praticamente cresceram na companhia destas pestes aladas.

Star Coins. Quase ninguém percebeu, mas é possível notar uma Star Coin no fundo da última screenshot. Para quem não sabe, as Star Coins são aquelas que aparecem em New Super Mario Bros. e New Super Mario Bros. Wii e, se seguir o padrão dos games de origem, você pode esperar por três delas espalhadas por cada mundo e sendo usadas para destravar segredos. 

O retorno dos Donut Lifts. Aparecendo pela primeira vez em Super Mario Bros. 3 e ganhando o nome pelo fato de terem a parte inferior arredondada e com um buraco no meio, duas Donut Lifts podem ser vistas na parte superior direita da screenshot acima. As plataformas não aparecem num jogo tridimensional do Mario desde Super Mario 64, e está na hora de retornar. Portanto, cuidado ao pisar num bloco, pois ele poderá cair junto contigo assim que você tocar nele.

Super Mario Bros. 3... D?! O que roupas de guaxinim, Paragoombas, Donut Lifts e plataformas de setas têm em comum? Todas fizeram sua primeira aparição em Super Mario Bros. 3. E, considerando a quantidade de similaridades que coletamos somente a partir destas quatro screenshots e do logotipo provisório, podemos prever ainda mais referências ao famoso Mario 3.

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