Índice

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Nintendo e seus Copiadores



Não há como evitar a tentativa de outras empresas em aproveitar o hype das novidades da Nintendo. Toda vez que um novo console ou uma grande novidade é anunciada, diversos clones safados cachorros sem vergonha genéricos, ao mesmo estilo Polystation e outros nomes nada criativos.

São muitos hardwares que seguem o mesmo design idealizado pela Nintendo, com a mesma proposta. A visão dos criadores destes psedo-consoles é a venda barateada do mesmo, desenvolvendo um software nada exclusivo, com recursos limitadíssimos e muito parecido com o original, para enganar aqueles não muito conhecedores da tecnologia Nintendo a comprarem seu produto, se passando pelo original.

Muitas das vezes essas cópias são vendidas a uma classe baixa da sociedade, que se ilude em estar levando um videogame ao mesmo nível de um Wii, por exemplo, e acaba recebendo uma versão Jack Sparrow de jogos de gerações passadas, por um preço que não se compensa mais.

Um exemplo do mesmo é o lançado Chitendo Vii, uma cópia do Nintendo Wii. O console traz jogos na memória de games com uma pequena inclusão de sensor de movimento. Quase todos os jogos são baseados no Wii Sports, com nomes nada originais, como Happy Tennis e Fantasy Baseball, e protagonizados por personagens com cabeça de coelho (tentativa frustrada em copiar alguns miis).
Veja abaixo o comercial do console. O mesmo brinca com o nome, se dizendo Nintendo Wii, e corrigindo posteriormente para Chintendo Vii.







Entre diversas outras imitações, também existe o Stix 400, outra tentativa de prosseguir o hype criado pelo Wii.

Este ainda supassa um pouco em originalidade, onde apenas a cópia do WiiMote é vendida, sendo conectada por USB ao computador, e após instalar o software, é possível jogar cópias do Wii Sports pelo PC.






Ainda existem cópias do WiiMote em que disparam balas de hortelã através de onde seria o sensor infrared. É divertido para crianças, mas imagino a utilidade dele quando as balas acabarem... talvez abastecê-lo com feijões e atirar nos amiguinhos seja uma proposta interessante.

E tudo isso mostra que a Nintendo se supera quando a originalidade de seus produtos, mas sempre haverão pessoas copiando seus designs e ideias, tentando se prevalescer das suas oportunidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...