Índice

domingo, 5 de dezembro de 2010

Refletindo sobre Sonic



As palavras a seguir são do meu amigo canadense Kenneth, velho de guerra gamística, traduzidas com permissão. "Como uma criança no final dos anos 80 e começo dos 90, os video games foram uma das coisas mais influenciais em minha vida. Eu não digo isso como uma piada, os video games na verdade me inspiraram a me tornar um escritor e um artista, e também me ajudaram a expandir minha imaginação. Meu primeiro console foi um Atari 7800, e então um NES, mas nenhum outro console daquela época era tão incrível quanto o Sega Genesis de 16-bit. E se você era um fã da Sega no começo dos 90, havia uma chance enorme de você também ser um fã do Sonic, pois sobretudo ele é o mascote deles. Muitos de vocês que estão lendo isso provavelmente não se lembram da grandiosa Guerra de Console entre Sega e Nintendo. Cada um tinha o seu sistema poderoso em 16 bit, e ambos tinham seus próprios mascotes para vendê-los; a Nintendo tinha o Mario, e a Sega tinha o Sonic.

Agora, depois de um tempo, a série Sonic inteira começou a afundar, e todo mundo parece estar reclamando sobre isso. Por outro lado, não é como se Mario nunca tivesse tido períodos ruins; o período todo entre Super Mario World e Super Mario 64 não teve uma sequência verdadeira do Mario. Eles eram todos jogos como Mario Kart e coisa assim, que eram bons, mas deixavam muitos fãs do Mario como eu na época desejarem uma verdadeira plataforma do Mario (não me venha falar de Yoshi's Island, o Baby Mario é irritante pacas!). Do mesmo modo, Sonic também teve seus períodos ruins. Se você puder me nomear um jogo digno do Sonic que apareceu no Sega Saturn, parabéns. Para mim, a razão pela qual a maioria da base fanática do Sonic sente que a série está afundando tem muito a ver com estratégias estúpidas, roteiro pobre e jogabilidade defeituosa que a Sega tem aumentado na série ultimamente.

Talvez tenha a ver com o fato de que eles não têm mais um console competitivo e não são mais os reis com relação a mascotes de video game, mas a Sega ultimamente tem cruzado umas linhas excessivamente estúpidas no que se trata de estratégia. Reconhecidamente, os fãs gostam de resmungar bastante sobre as mudanças feitas na série, mas até mesmo eu admito que, se cada jogo fosse igual a Sonic and Knuckles, ficaria velho e bolorento em pouco tempo. Veja Zelda. A série depende muito de estratégias desde Link to the Past apesar de cada jogo ser praticamente o mesmo, e ninguém reclama. Em maior parte, eu pude tolerar algumas das estratégias que a Sega coloca em seus jogos para atrair o público, mesmo as achando estúpidas e reclamando sobre elas ocasionalmente. A história de "times" em Sonic Heroes eu pude aguentar, até mesmo engoli a ideia de Sonic com uma espada em Black Knight, por mais estranho que tenha sido (hey, ninguém reclamou quando a Namco deu uma espada ao Klonoa, certo?), e se não fosse pelo fato de que as fases do Werehog fossem ruins pacas eu também teria tolerado (não, mentira, o Werehog foi uma ideia horrível). Não, as estratégias realmente estúpidas são aquelas que me fazem ranger os dentes quando as vi, porque ambas não fazem sentido algum e são somente exemplos descarados da Sega tentando ser "radical" e "extrema". Os exemplos primordiais são Shadow the Hedgehog, o personagem e o jogo terrível, Silver the Hedgehog, que é praticamente a personificação da nova recolorização, e Rouge, que é o pior exemplo de fan service que eu poderia pensar depois da Krystal de Starfox.

Primeiro, tem o Shadow. Pra ser honesto, ele teria sido perfeito se fosse usado como um personagem de um jogo só, estilo o Chaos de Sonic Adventure. Até onde sei, ele morrey no final daquele jogo e cada aparição posterior dele não devia existir. Ele foi trazido de volta simplesmente porque os fãs choramingavam por seu retorno, e quando a Sega cavou e trouxe ele de volta eles acabaram transformando um personagem que podia ser perfeito no personagem mais imperfeito da série inteira. No minuto em que o ressuscitaram em Sonic Heroes, eles começaram a implementar alguns dos piores clichês de todos os tempos, primeiro, aquela coisa de "eu tenho amnésia", duas vezes. Depois, começaram a transformá-lo num receptáculo para todas as suas ideias estúpidas. Como se não fosse o bastante ele ser tão cheio de si, ainda o deram armas e motos. Qual é o sentido disso? Era pra ele ser a forma de vida definitiva e ele é quase tão rápido quanto Sonic, então por que ele precisa de armas e veículos? Quer dizer, alguém como Fang ou o Dr. Eggman eu conseguiria entender, porque eles não têm nenhum superpoder e é simplesmente conveniente pra eles, faz sentido. Mas tenho muita certeza de que Shadow pode correr mais rápido que os veículos que dirige, é estúpido e inútil e claramente a Sega quis transformar ele no Dante de Devil May Cry.

Depois, tem o Silver. AInda não tem muita coisa a dizer sobre ele, quer dizer, ele é um personagem muito inútil que não precisava existir, e de fato a existência dele criou um buraco na história do passado de Blaze! Era pra ela ser de outra dimensão, mas naquele jogo, ela é do futuro somente pra que pudessem encaixá-la na história de Silver. A Sega não acha que já existem ouriços demais? Quer dizer, eles já têm o Sonic, Amy, Metal Sonic e Shadow, e agora adicionaram Silver e Mephiles também? Se lembra de quando todos os personagens novos costumavam ser de uma espécie diferente em cada jogo? Isso adicionava variedade e cada um tinha suas próprias habilidades únicas, e a Sega devia começar a fazer isso de novo porque simplesmente há muitos ouriços. Pra deixar tudo pior, ele também é outro personagem exageradamente poderoso. Além de ter a maioria das habilidades de Sonic e Shadow, ele também tem psicocinese. Não existe mais balanço entre os personagens. Com o Knuckles, ele podia escalar paredes e deslizar, mas pra fazer isso, sua habilidade de pulo e a velocidade eram sacrificadas. Mas agora, parece que os personagens conseguem mais e mais superpoderes sem nenhum tipo de consequência.

Finalmente, tem a Rouge. Agora a razão pela qual eu não gosto da Rouge é uma questão de opinião pessoal mais do que qualquer coisa. Para mim, ela parece mais com um exemplo cru de fan service e uma substituta meia-boca para um personagem de potencial incrível de quem a Sega nunca realmente tirou vantagem: Fang. Fang já era um ladrão, mas que foi supostamente removido por ele usar uma arma. Uma arma de brinquedo que atira rolhas. Como um personagem de desenho animado, e é só isso. E ainda, ele foi substituído por uma morcega que é tão limitadamente vestida e com peitos tão grandes que poderia dar uma coça em Mai Shiranui. Sério, é como se tivessem pego uma personagem de Dead or Alive e enfiado uma cara do Sonic nela, isso não tem uma aparência boa e é plenamente estranho. Apesar de eu ser um fã do Sonic, eu não sou um furry, consequentemente não acho esse tipo de coisa atraente nem sexy, somente estranha e inadequada. Eu pessoalmente acho que a Sega está ciente de que metade dos fãs atuais de Sonic gostam desse tipo de coisa e criou ela para satisfazê-los e vender os jogos. Não vou julgar ninguém por gostar disso, mas sério Sega, isso pertence às profundezas escuras da internet, não aos seus jogos. Também vou frisar que apesar de Fang ter sido removido porque usava uma arma de brinquedo, Shadow eventualmente andaria por aí com armas de verdade e mataria coisas com elas. Reflita.

Agora, vou listar algumas coisas que eu gosto nos jogos atuais do Sonic. Lá vai: Primeiro, tem os Babylon Rogues, os primeiros personagens decentes a aparecerem na série Sonic desde Sonic Adventure pra Dreamcast. Eu gosto deles, e também não ouvi muitas reclamações sobre, então acho que poderíamos ver mais deles contanto que a Sega não os arruine como fizeram com Shadow. Depois, eu gosto do que foi feito com Sonic Advance e a série Sonic Rush. Esses jogos foram bons, na verdade! E as fases de dia em Sonic Unleashed eram muito boas, também. Se a Sega pudesse implementar jogabilidade como aquela nos lançamentos maiores para Wii, PS2 e 360, então definitivamente faremos um bom começo. Terceiro, eu gosto da ideia da série storybook do Sonic [Sonic and the Secret Rings, Sonic and the Black Knight]. É um conceito interessante contanto que a Sega use os materiais corretos, por exemplo, mitologia chinesa, japonesa e grega. Ver o Sonic preencher os papéis de Son Goku ou Jiraiya seria muito interessante, mesmo sendo uma estratégia.

Isso é tudo por enquanto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...