Índice

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

O verdadeiro primeiro nome de Mario - antes de Jumpman e Mr. Video

O primeiro jogo do Mario de todos os tempos - usou, no começo, o nome "Mr. Video" para o encanador, antes mesmo do apelido "Jumpman", que o popularizou em artigos descritivos e enciclopédicos. Recapitulando a declaração do criador do Mario:
"Bom, nós o chamávamos de 'Mr. Video'. Meu plano era usar o mesmo personagem em todos os video games que eu fizesse. Eu senti que tinha dado vida a um personagem bastante sólido, e foi por isso que pensei: 'certo, eu vou continuar usando ele de agora em diante!'. Foi por isso que decidi que um nome sólido e imponente como 'Mr. Video' ficaria melhor. Mas pensando melhor, eu não acho que eu devia ter mantido esse nome. Alguém na Nintendo of America na verdade criou o nome Mario. Se ele tivesse se chamado "Mr. Video", ele poderia ter desaparecido da face da Terra (risos)."
Na época, todos acreditavam que a primeira escolha de nome para o encanador era "Jumpman", e nos surpreendemos ao saber que aquele não fora seu primeiro nome - um efeito prestes a se repetir.

A Nintendo of America postou ontem uma nova peça do quadro Iwata Asks intitulada "NES & Mario". Na página 4, subtítulo The Grand Culmination of Famicom Games, Iwata comenta novamente sobre o batismo de "Mr. Video" dado a Miyamoto para seu novo personagem. Depois disso, Hiroshi Imanishi, ex-diretor e gerente geral da divisão de comunicações corporacionais da Nintendo, ressaltou que Mr. Video, na verdade, foi o segundo nome do encanador.
"Antes de Mr. Video, ele era chamado de Ossan."
"Ossan" é uma palavra japonesa que descreve uma pessoa de meia-idade - similar ao "tio" usado em sentido figurado na língua portuguesa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...