O mascote da Nintendo, nosso querido Mario, tem tido uma carreira ilustre, desde os dias de Donkey Kong (quando era conhecido apenas como Jumpman) até a sua aventura mais recente, Super Mario Galaxy. Durante sua história de 28 anos, ele resgatou a princesa Peach incontáveis vezes, pisou em milhares de Goombas e coletou milhões de moedas, tudo isso sem contar com qualquer escândalo estilo Holywood. Se junte a nós pra dar uma olhada especial no herói bigodudo e ver como os tempos o mudaram de ontem pra hoje.
Ontem: Personagem achatado em 2-D - Assim como seu arqui-rival, Sonic, Mario começou suas aventuras na segunda dimensão. Super Mario Bros. traz sprites planos em 2-D inseridos contra planos de fundo simplísticos. Por causa da tecnologia limitada do NES, a Nintendo não pôde adicionar muito detalhe aos personagens do jogo. Hoje: O garanhão bigodudo em 3-D - Mario entrou com sucesso na tridimensão do clássico Super Mario 64. Explorar o Reino do Cogumelo na terceira dimensão explodiu nossas mentes. A Nintendo depois nos impressionou com o tropical Super Mario Sunshine e mais recentemente, o infinito Super Mario Galaxy. Claro, correr de um lado pra outro põe um sorriso em nossos rostos, mas voar pelo universo usando um controle analógico também não é nada mal.
Ontem: Tanooki suit, Hammer suit, Frog Suit. Parte do que faz Super Mario Bros. 3 ser tão divertido são os trajes superpoderosos do Mario. Seu traje de sapo no mínimo fofo permite que ele nade mais rápido, enquanto o Hammer permite que derrote inimigos indestrutíveis com martelos. Então, temos o P-Wing, o traje que lhe confere o dom de voar. Continuaram a vestir bem o Mario em Super Mario 64, onde o encanador se transforma em Metal Mario e coleta moedas em lugares anteriormente inacessíveis na água. Hoje: Bee Mario, Boo Mario, Flor de Gelo. Super Mario Galaxy tem seus próprios trajes especiais e power-ups. Quando Mario precisa de uma carona, ele veste o traje de abelha e sai voando. Para evitar portas trancadas, o traje de Boo o permite flutuar através de paredes. Também somos fãs da Flor de Gelo, um poderoso ítem que capacita Mario a andar sobre a água. Pense neles como power-ups de uma nova geração.
Ontem: Mario explora o Reino do Cogumelo. Por anos, a Nintendo nos forçou a explorar o Reino do Cogumelo. Não que estejamos reclamando, longe disso, mas a série precisava de alguma variedade pra nos manter entretidos. Isle Delfino de Super Mario Sunshine foi uma boa pausa de todos aqueles blocos e castelos, precisávamos de algo mais imaginativo. Hoje: Mario explora o universo. Chega Super Mario Galaxy, um jogo que remove Mario do Reino do Cogumelo e o atira às estrelas. Ao invés de perambular pelos mesmos ambientes clássicos, ele salta de planeta em planeta cruzando o cosmo. Cada planeta tem um cenário único e maravilhoso, desde locais subaquáticos até pedaços de frutas gigantes. Não há dúvidas de que este é o jogo do Mario que mais parece de outro mundo.
Ontem: Jogos do Mario lançados junto com consoles. Super Mario Bros. chegou após a Nintendo lançar o NES, e o publicante rapidamente o empacotou com o seu sistema popular. A partir daí, presenciamos uma nova entrada da série junto com cada console, de Super Mario World (SNES) até Super Mario 64 (N64). Havia algo especial em salvar o Reino do Cogumelo enquanto curtia aquele cheirinho de console novo. Hoje: Jogos do Mario chegam bem depois... Antes de lançar o sistema GameCube em 2001, a Nintendo teve a decisão audaciosa de lançar o console sem nenhum jogo do Mario. Ao invés de controlar o engraçadão de chapéu vermelho, nós caçávamos fantasmas na estréia de seu irmão, em Luigi's Mansion. Explorar a casa assustadora rendeu bons tempos, mas não era a mesma coisa sem o Mario. Apesar dos protestos de jogadores furiosos, a Nintendo continuou sua tendência com o Wii quando publicou Super Mario Galaxy um ano depois do console ter chegado às prateleiras. Pelo menos recebemos Super Mario 64 DS junto com o sistema portátil.
Ontem: Princesa Peach sempre precisando de resgate. Por alguma razão, Princess Peach não pode deixar de ser capturada. Ela driblou a captura em Super Mario Bros. 2 como um personagem jogável, mas de resto, a maioria dos jogos do Mario envolvem arrancar ela das garras do Bowser. Hoje: Ela é a heroína. Peach ainda assume o papel de dama em perigo, mas ela arregaçou em sua primeira aventura solo, Super Princess Peach. Ao invés de sentar num castelo esperando por seu cavaleiro de armadura, ela deve resgatar Mario e Luigi do terrível Bowser. Armada com um guarda-sol falante e a habilidade de afetar dramaticamente o ambiente e os inimigos com suas próprias emoções, Peach tem a missão de liberar os Mario Bros.
Ontem: Mario aparecendo em esportes. De volta àqueles dias, Mario passou a maior parte de seu tempo comendo cogumelos e chutando Koopa Troopas. Ele fez, entretanto, aparições especiais em outros jogos de NES, entre os mais notáveis como um juiz em Mike Tyson's Punch-Out!!, um golfista em NES Open Tournament Golf e como um corredor em Super Mario Kart. Hoje: Mario é um super atleta. O que começou numa idéia divertida morfou em uma linha inteira de produtos. Mario joga basquete, faz snowboards, chuta bolas de futebol, acerta bolas de baseball, mata bolas de golfe e compete nos jogos olímpicos de inverno e verão. O que vem a seguir? Mario jogando bocha?
Ontem: Mario tinha poucos movimentos. No original Super Mario Bros., Mario pula na cabeça de seus inimigos, os acerta com bolas de fogo e é isso aí. A Starman o torna temporariamente invencível, mas você não pode zerar o jogo com esse power-up especial. Hoje: Mario tem um arsenal no estilo Street Fighter. Se Super Smash Bros. Brawl nos ensinou alguma coisa, foi que aquele Mario sabe como cuidar de si mesmo. Durante os anos, a Nintendo expandiu seu repertório para incluir ataques giratórios, socos e chutes. Ele ainda pode amassar bandidos, mas é muito mais divertido derrotar eles de um modo nonsense.
Nenhum comentário:
Postar um comentário