E se eu dissesse, então, que grande parte das primeiras características do encanador no fim dos anos '80 e início dos anos '90 são derivados de honoráveis lendas e fábulas japonesas?Em Super Mario Land 2: Six Golden Coins, mais especificamente dentro da terrível Pumpkin Zone (traduzida como "Zona da Abóbora"), vários inimigos parecem ser inspirados em folclore japonês. De mecânica similar à dos Goombas, porém seguindo um ritmo mais acelerado e padrões diferentes de ataque, os Cyclops são exemplos de referências à cultura antiga do Japão, visto que são baseados em Hitotsume-kozō, garotos de aproximadamente dez anos reconhecidos por um olho enorme no centro da face e uma língua comprida. O encontro com eles é um sinal de má sorte, mas no jogo, não há bambus que protejam o encanador destes ciclopes...
Também em Super Mario Land 2, encaramos uma criatura denominada Haunted Lantern, ou seja, Lanterna Assombrada. Estranho? Um pouco. Mas na mitologia japonesa, o Haunted Lantern foi baseado em Chōchinobake, uma lanterna de papel (ou um espírito japonês embutido no objeto) que ganha vida em seu centésimo aniversário.
Por último, mas não menos importante, temos, também em Pumpkin Zone, um inimigo chamado Umbrelloid. As semelhanças do inimigo com um guarda-chuva são bastante evidentes. Umbrelloids são o que parecem ser: guarda-chuvas com um olho só. Bizarro? Não para os japoneses! Este tipo singular de inimigo é obviamente baseado em Karakasa-obake, que, assim como seu amigo Haunted Lantern, vem a ser um tsukumogami - ou seja, um espírito que origina-se em objetos após 100 anos de existência, dando-lhes vida. Além de contar com apenas um olho, os karakasas também possuem uma só perna (e, relativamente, uma só geta).
terça-feira, 7 de dezembro de 2010
As Lendas Escondidas em Super Mario Land 2
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