Tivemos a ideia de fazer um top 10 com alguns dos melhores games esportivos, isso de acordo com a nossa opnião, já que cada um tem seus próprios critérios. Fazer uma lista deste tipo costuma ser complicado pois sempre depois de pronta lembramos de algum jogo que poderia ter entrado, e por mais bem feita que fique, nunca agrada a todo mundo. Mas dentro do possível tentamos citar realmente alguns dos melhores jogos do gênero, e quem quiser discordar e citar a sua própria lista, fique a vontade.
10º Lugar – NHL

Nosso top 10 começa com um jogo cujo esporte é pouco, ou melhor dizendo, nada popular no Brasil, (até porque não temos gelo ou neve), mas que fez muito sucesso principalmente com os gringos norte-americanos e canadenses. O jogo faz tanto sucesso fora do Brasil que desde que foi lançado em 1991, todos os anos seguintes até 2010 receberam edições do jogo. NHL Hockey foi produzido e lançado pela EA Sports primeiramente para o Mega Drive e posteriormente para outros consoles passando desde o Super Nes e Playstation até o Xbox 360 e o PlayStation 3 e apresenta os jogadores e times da NHL (National Hockey League). O jogo em si, era muito divertido e apresentava elementos bem carcterizados de uma partida de hóquei como aquelas tradicionais musiquinhas tocadas nas partidas de verdade. Algumas versões do jogo também possuem pancadaria entre os jogadores durante o jogo, fato comum em jogos de hóckey. Mas por estar longe de ser o jogo número 1 dos brasileiros, merece apenas o 10º lugar.

9º lugar – Hiper V Ball

Games de voleibol não costumam fazer grande sucesso entre os gamers num geral, até por isso poucos jogos do gênero foram desenvolvidos, isso se compararmos à outros esportes como corrida e futebol. No entanto, o jogo Hiper V Ball foi um game de vôlei que quebrou esta escrita. Lançado somente para o Super Nintendo, o game fez enorme sucesso no console. Nesse jogo era possível jogar tanto com humanos quanto com robôs, o que era a melhor parte. Enquanto o jogo com humanos era pouco empolgante e buscava mais uma simulaçao de um jogo de verdade, o modo com os homens de lata era bem divertido. Pra começar, a bola era uma pesada esfera de aço que quanto batia de jeito no peito do jogador era necessário até a maca para tira-lo de quadra. Muitos jogadores possuiam saques e cortadas com efeitos especias o que fazia o diferencial no jogo. Esse sim foi um jogo de vôlei que valia a pena jogar.
8º Lugar – Super Mario Strikers

Como falar de um game de esporte e não se lembrar de Super Mario Strikers, lançado para GameCube em 2005 e posteriormente para o Nintendo Wii. Se a maioria dos jogos do Bigodudo são um verdadeiro sucesso, este por sua vez não poderia ser diferente. Protagonizado por alguns dos principais “craques” da Nintendo, o jogo foge completamente da realidade apresentada em uma partida de futebol convencional, se destacando pela diversão proporcionada em suas partidas pra lá de emocionantes. Embora quase tudo que se faça no jogo pudesse ser punido com cartão vermelho, não existe saída de bola, não existe falta, escanteio ou juíz. A única regra nesse jogo é fazer mais gols que o adversário a qualquer custo, mesmo que para isso você tenha que quebrar a canela da princesa Peach, eletrocutar o adversário no alambrado elétrico ou enfiar o goleiro com bola e tudo pra dentro do gol.
7º Lugar – Nigel Mansell F-1 Challenge

Este jogo de Fórmula 1 exclusivo do Super Nintendo, é um dos melhores games de corrida já produzidos para este console. O jogo lançado em 1994 pela empresa Genki sob licença do grande piloto britânico Nigel Mansell, busca uma simulação de corrida baseada no campeonato de F1 de 1992. Neste game, você pode jogar com o protagonista Mansell, mas se preferir, é possível alterar o nome do piloto para o que desejar, além de poder escolher qual país vai defender no mundial de F1. O jogo ainda conta com a presença de grandes pilotos da década de 90 como Michael Schumacher, Mika Häkkinen, e é claro, o grande Ayrton Senna, todos em suas respectivas equipes. E por falar em Ayrton Senna, um hack deste jogo ficou muito famoso aqui no Brasil. Nesta modificação, Mansell deu lugar ao brasileiro e o jogo passou a se chamar “Ayrton Senna F1″, e não é porque se trata de um brasileiro, mas o jogo ficou ainda melhor que o original. Quem jogou sabe do que estou falando.
6º Lugar – Super Mário Kart

Este sem dúvida, é um classico da Nintendo, afinal de contas, quem é que ainda nunca jogou Mario Kart na vida? O bigodudo mais famoso dos video games é mais lembrado por seus jogos de plataforma que fizeram e hoje fazem enorme sucesso em todas as partes do mundo. Mas sua primeira aparição em um game de esporte completamente fora de suas característica tradicionais, não poderia ter sido mais positiva. O jogo Super Mario Kart é um dos games mais famosos e jogados de todos os tempos. Tendo alguns dos principais personagens de outras histórias do encanador, o game é tido como um dos mais divertidos do Super Nintendo. A molecada passava horas na frente da TV jogando este game, e até os mais velhos se rendiam ao clássico. O sucesso do game é tamanho, que várias outras versões foram lançados em diversos outros consoles da Nintendo, além de muitos hacks e similares.
5º Lugar – 1080° Snowboarding

Se você é daqueles que se amarra em esportes radicais, e adora fazer manobras incríveis, então o jogo 1080° Snowboarding é um prato cheio pra você. Este é um jogo de corrida na neve lançado em 1998 pela Nintendo para o Nintendo 64. O jogo possui uma bela jogabilidade que consiste basicamente em descer uma montanha de neve desviando de obstáculos e curvas fechadas e dando saltos sobre rampas com o intuito de cruzar a linha de chegada em primeiro lugar. A diversão é garantida neste super game, e adrenalina é o que não falta. Além de tudo, os gráficos do jogo são muito bem feitos, e a trilha sonora não deixa em nada a desejar. Um jogo como este, não poderia ficar de fora desta lista, afinal de contas o game vendeu mais de um milhão e duzentas mil cópias em todo mundo, o que só comprova o sucesso que o jogo fez.
4º Lugar – Top Gear

Este é mais um jogo de corrida obrigatório pra qualquer gamer dos anos 90. O game que saiu em 1992 foi um dos primeiros jogos de corrida a dar as caras no SNES e no Mega Drive, e com certeza é um dos melhores do gênero em toda a história dos consoles. Pra começar, neste jogo é possivel escolher entre 4 carros, cada um com suas proprias características, o que possibilita ao jogador fazer certas estratégias em determinadas corridas, a fim de se escolher o melhor momento pra se fazer o abastecimento, até porque, cada carro consome uma quantidade diferente de combustível. O jogo em si, é um campeonato mundial que possui etapas em vários países incluindo o Brasil. Em cada etapa vence aquele piloto que arrecadar o maior número de pontos. Dentre 20 carros, é necessário que se fique no mínimo em quinto lugar para se classificar para a corrida seguinte. Top Gear ainda conta com uma das mais empolgantes trilhas sonoras de todos os tempos. A série ainda recebeu mais 2 jogos para o SNES, e varias outras versões para outras plataformas.

3º Lugar – PES/FIFA

Para evitar qualquer tipo de polêmica à respeito de qual destes dois games é melhor, resolvi então fazer de ambos farinha do mesmo saco, ou seja, os dois games foram classificados como apenas um. Mas enfim, os dois principais jogos de futebol da atual geração de video games, se destacam por apresentarem uma simulação bem realista do esporte mais popular do mundo. Com gráficos a cada ano que passa, mais próximos da realidade, e um leque de elementos futebolísticos minuciosamente bem representados, estas duas séries duelam a tempos pra ver quem é reamente a melhor versão de futebol virtual. E ambos os simuladores possuem seus adéptos fiéis, que sempre puxam a sardinha pru seu lado. E a cada nova versão que sai, a rivalidade entre as duas séries só aumenta e quem ganha com isso são gamers e amantes do futebol aficcionados pos estas super franquias.
2º Lugar – NBA Jam

Em segundo lugar, temos um dos melhores e mais conhecidos games de esporte que surgiram nos anos 90. A melhor série de jogos de basquete, teve seu primeiro jogo lançado pela Midway e publicado pela Acclaim em 1993, para a maioria dos principais consoles e portáteis da época. O jogo era tão popular em fliperamas que gerou um punhado de seqüencias como “NBA Jam Tournament Edition” e “NBA Jam Extreme”. A principal e marcante característica do jogo, eram suas partidas em duplas repletas de truques e jogadas incrivelmente fora do normal aliadas a uma boa e fácil jogabilidade. Em NBA Jam, fazer uma simples enterrada não tinha a menor graça, a regra era jogar bonito. No jogo é possivel dar saltos gigantescos, fazer a bola pegar fogo e ainda quebrar a tabela na hora da enterrada, fatos que faziam o jogo ser extremamente divertido. Outro detalhe, era a divertida narração recheada de inesquecíveis bordões, com destaque para o famoso “Boom shakalaka” .
1º Lugar – International Super Star Soccer

E o nosso primeiríssimo lugar não poderia ser outro jogo. International Super Star Soccer é um marco na história dos esportes virtuais. O jogo criado pela Konami em 1994 revolucionou o modo de se jogar futebol nos video games. Antes do jogo ser lançado, os games virtuais de futebol eram uma piada, cada um pior que o outro, e ninguém se interessava muito por jogos do tipo. Mas com International Super Star Soccer, a coisa mudou de sentido e o que parecia jogo da 4ª divisão do futebol do Camboja, se transformou em clássico de Copa do Mundo. O jogo foi o primeiro a trazer diversão de verdade, e as regras do futebol enfim eram representadas de acordo com a realidade. O jogador poderia escolher entre várias seleções do mundo e disputar vários campeonatos diferentes, mas, o mais legal de tudo eram os campeonatos feitos em casa pelos próprios jogadores. Era diversão o dia todo. O jogo ainda deu origem a diversos hacks como o famoso “Ronaldinho Soccer” e “France World Cup 98″, além de algumas sequencias como ISSS Deluxe e ISSS 64.

Menções honrosas
Side Pocket

Side Pocket, é um jogo de sinuca produzido pela Data East e distribuido pela Iguana Entertainment. A primeira versão do jogo foi lançada em 1987 para o saudoso Nintendinho. Mas o jogo ganhou destaque mesmo em suas versões para Super NES e Mega Drive. O jogo possui três modos. No primeiro, o jogador joga sozinho e deverá matar todas as bolas na mesa para ir passando de fase. O segundo modo do jogo consiste em uma série de desafios onde o jogador deverá matar todas as bolas da mesa utilizando apenas uma tacada, isso era uma das melhores partes do jogo. Já terceiro modo do jogo é multiplayer, onde é possível desafiar os amigos pra ver quem é o melhor. Side Pocket ainda recebeu versões para Game Boy, Game Gear e WonderSwan, além de mais duas sequências, sendo Side Pocket 2 para o Sega Saturn e Side Pocket 3 para Playstation.
Pro Beach Soccer

Se por um lado hóquei no gelo é pouco apreciado no país do futebol, o mesmo não se pode dizer do nosso brasileiríssimo futebol de areia. Este esporte é uma paixão dos brasileiros principalmente para os peladeiros de fim de semana espalhados pelas praias do país a fora. Contudo, mesmo com a popularidade do esporte no Brasil, o game Pro Beach Soccer em suas versões para GBA, Play 2 e PC, jamais caiu no gosto dos gamers brasileiros. O jogo contava com as principais seleções de futebol de areia do mundo, cada uma representada com seus principais jogadores que marcaram época neste esporte, como Júnios Negão no Brasil e Madjer na seleção portuguesa. Os gráficos do jogo variam de acordo com o console, sendo versão de PC a melhor neste quesito. Ja a jogabilidade é relativamente boa e fácil de manusear.
Virtual Tennis

Virtua Tennis, como o nome obviamente já sugere, é um jogo de tênis desenvolvido pela Sega e lançado em 1999 primeiramente para arcades. No game o jogador compete em campeonatos de tênis em vários modos de jogo dentre eles o circuito mundial. Em 2000 o jogo chegou ao Dreamcast, e tornou-se um grande sucesso. Em 2002 foi a vez do GBA receber uma versão do jogo com gráficos e jogabilidade adaptados de acordo com as condições do portátil, o que não tornou o jogo menos divertido. Com o sucesso do primeiro jogo mãos, a Sega resolveu lançar Virtua Tennis 2 para o Dreamcast e Playstation 2. Daí pra frente várias versões continuaram a pipocar por aí. Em 2005 foi lançado Virtua Tennis: World Tour para o PSP. Em 2006 o game volta às origens e Virtua Tennis 3 é lançado para arcades , e em 2007 foi a vez do jogo ser lançado para os consoles Playstation 3, Xbox 360 e finalmente para PC.
Wii Sports

O “Wii Sports” foi o primeiro jogo sob a nova filosofia da Nintendo, de criar uma forma de entretenimento acessível para todos. Parte integrante do pacote do Wii nos Estados Unidos, trata-se de uma coletânea de cinco modalidades esportivas – beisebol, boliche, boxe, golfe e tênis – que faz uso extensivo do Wii Remote, controle da Nintendo que capta os movimentos do jogador. Seja qual for a modalidade, o multijogador é garantido e jogar tênis com outros três competidores sentados em um sofá seria no mínimo sem graça. Além de tênis, boliche e golfe são para quatro jogadores. Já boxe e beisebol são para até duas pessoas. Jogar sozinho é opção, mas como o “Wii Sports” é uma espécie de cartão de visita do Wii, é altamente indicado que se arraste a mobília para abrir espaço e que se chame os amigos, pois a diversão nesse jogo é sempre garantida. O jogo possui um sucesso estrondoso e figura entre os mais vendidos de todos dos tempos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário