Índice

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

"M" e "L": Referência aos Irmãos Mario em Donkey Kong (NES)?

Como todos sabemos, Luigi ainda não tinha sido inventado, e Mario ainda era conhecido pelo título provisório de "Jumpman" - que traduz a algo como "o homem do pulo". Então, seguindo essa lógica... o que as iniciais "M" e "L", que nos remetem a "Mario" e "Luigi", fazem no placar da versão para NES?!

É possível que o "M" realmente seja de Mario, pois, enquanto sprites pequeninos do Mario indicavam as chances do personagem nos arcades, a letra "M" é o indicador das vidas extras do personagem na versão para NES - ou seja, dos "Marios Extras". Vale lembrar que o Donkey Kong original, para fliperamas, fora lançado em 1981; o porte para NES, no entanto, deu as caras em julho de 1983, mesmo ano de lançamento de Mario Bros. (de setembro de 1983). O flyer de Donkey Kong produzido pela Nintendo of America (que provavelmente só viu o game dois anos depois de seu lançamento oficial, visto que o NES fora lançado em 1985 no ocidente em resposta ao japonês Famicom, de 1983) já se referia ao carpinteiro como Mario - ou melhor, "pequeno Mario".

Quanto à letra "L", é simplesmente o indicador do nível de dificuldade pelo qual o jogador está passando - ou seja, é a sigla de "Level", que já existia na versão original de 1981, para fliperamas. Nada de Luigi por aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...