Índice

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Game Over

Às vezes você foi tão ruim num jogo, por algum motivo não se acostumou com a jogabilidade, que, frustrado, é galardeado com a tela maldita do Game Over. Mais do que uma tela anunciando o fim de sua alegria, o Game Over no mundo do Mario é um assunto um tanto mais profundo do que você possivelmente pensa.

O Game Over é um termo usado em praticamente todos os jogos do Mario e em quase todos os demais jogos que você já experimentou; ele é dado ao jogador quando o personagem perde todas as Vidas Extras. Normalmente, eles não podem continuar e devem recomeçar o jogo, mas ainda podem carregar seu progresso. Em poucos casos, como nos jogos mais frustrantes, eles não podem recomeçar de onde pararam e um Game Over individual pode ser ainda mais from hell do que em qualquer outro jogo.

A tela de Game Over difere de jogo pra jogo, mas o texto é geralmente sobreposto num plano de fundo preto. A música tocada no momento geralmente é de desânimo ou de chacota com o jogador, que falhou em realizar suas metas. No mundo dos video games, existem os Game Overs clássicos...

Os bem-elaborados...



Os bizarros...



E aqueles que vão te detonar com realidade desnecessária:

Em Super Mario Bros.: The Lost Levels, se o jogador morrer no World 9, a tela de Game Over será diferente e mais especial:

Aparentemente, um Game Over na série Mario é o equivalente à morte, como evidenciado em Super Paper Mario, onde Dimentio manda Mario e seus parceiros ao "próximo mundo", que é como ir ao Céu ou ao Inferno. Mario, Luigi e Bowser acabam em The Underwhere, que é um pouco parecido com o inferno, onde alguns Shaydes, residentes do The Underwhere, perguntam a Mario como foi o seu "jogo", se referindo à sua vida. Também, muitos Shaydes podem ser vistos discutindo sobre como eles conseguiram seu Game Over. The Overwhere, onde foi a Princesa Peach, é como o céu, rodeado pelo sol, nuvens e arco-íris.

Dito isto, todas as conversas em The Underwhere parecem sugerir que os Shaydes podem solicitar uma audiência com a Rainha Jaydes (governanta de The Underwhere), que vai pesar seus pecados e enviá-los a The Overthere, submetê-los a punições por seus crimes ou mesmo devolvê-los à terra do jogo, se a situação exigir. Um Shayde especula que, se uma pessoa morta morrer novamente no Underwhere ou no Overthere, seu pós-jogo termina e eles vão ao "pós-pós-jogo" ("post-aftergame"), se é que tal lugar existe.

Em Super Mario 64, quando Mario ganha um Game Over, o jogo retornará à tela de título, mas o plano de fundo é vermelho e diz "Game Over". Uma música de desapontamento é tocada, e o rosto de Mario parece todo tonto. Em Super Mario 64 DS, o rosto de Mario não aparece, mas a música ainda toca. Em Super Mario Sunshine e Super Mario Galaxy, o "Too Bad!" se transforma num sinal vermelho de Game Over. No segundo, a cor é roxa. Ambos também incluem uma breve música de decepção.
Isso é tudo o que tenho a falar sobre a tela de Fim de Jogo. Decepções, desapontamentos e frustrações à parte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...